quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A Evolução do Homem



A evolução.
No inicio era a natureza que ditava as regras em seu propósito primário e evolutivo, abundando na harmonia alguns espécimes e eliminando aquelas desarmonizações.
Sempre que tocamos no assunto evolutivo do homem, é complexo, existem as teorias religiosas que se opõem as da ciência, que gera muitas controvérsias. Até entre si religiosas entre religiosas e cientificas entre cientificas.
Não quero afirmar a veracidade de nenhuma, espero que você opte pela a mais plausível a seu entendimento.
Sei que existem inúmeras teorias de evolução.
Umas mais acreditáveis outras menos. Mas o fato é que uma espécie evoluiu, deu um passo muito grande, um verdadeiro salto, desceu das árvores, segundo a criticada “Teoria das Savanas” de Dart (Raymond Dart (4 de Fevereiro de 1893 — 22 de Novembro de 1988) foi um anatomista e antropologista australiano que descreveu, em 1924 uma nova espécie de hominídeo, o Australopithecus africanus, a partir de um crânio fóssil encontrado em Taung na Bechuanalândia (antigo nome do atual Botswana), sei que fosses mais antigo que a datada por essa teoria, pode desacreditá-la. Não quero entrar nesse mérito, pois sou um mero observador e acredito que a evolução não tenha ocorrido uniformemente em todos os locais do planeta.
Então usarei como exemplo a “Evolução da Savana”, que cairá bem aos meus pensamentos.
Pode se falar que esses seres arborícolas foram obrigados pela natureza a descerem das árvores, pois o clima naquela época aumentou-se muito, diminuindo drasticamente as florestas e suas árvores, aumentando as áreas de savanas, e assim em um ato instintivo aqueles primatas foi obrigado a descerem e a viver nas savanas.
Desde então os perigos e as dificuldades eram maiores. Tiveram eles a se adaptar aquelas novas situação, a viver em grupos maiores para afugentar predadores, a coletar alimentos.
Começa um ciclo importante, abrem-se os caminhos para a evolução, principalmente quando esses primatas começaram anos depois a usar as mãos com eficiência de distinção dos demais animais, com o uso do extraordinário de um dos dedos de sua mão, o polegar, que a partir de então, começou a andar ereto, com os braços soltos e a dominar o fogo e a construção de ferramentas e utensílios, expandindo o tamanho da caixa craniana e conseguintemente do cérebro, surgindo então o intelecto.
 Daí em diante foi acessão para essa espécie e a mazela das demais, que foram e estão sendo extintas por causa do Homo Sapiens, nós mesmos, todos os ditos homens, humanos, primatas que se evoluíram e tornaram senhores absolutos do planeta, que para mim não passam de verdadeiros vírus mutantes que ao longo dos anos vem destruindo e exterminando a própria célula onde lhe é garantido à existência, pois o planeta no universo é tão somente uma frágil célula que lhes abrigam que lhes condicionam a vida, a um custo irreparável para o planeta.
(O processo evolutivo é mais complexo do que afirmado aqui, fiz uma síntese da evolução, não achado necessário a explicar todos os tipos de Hominídeos).

Nenhum comentário: