domingo, 24 de março de 2013

Princípios de Um Bom Relacionamento


Os Cinco Princípios de Um Bom Relacionamento

“Um mandamento novo vos dou, que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto conhecerão todos que sois meus Discípulos, se vós tiverdes amor uns entre os outros.” (João 13:34-35)

Nós seres humanos infelizmente julgamos nossos semelhantes constantemente, seja voluntariamente ou não. Às vezes por vários motivos e diversos temas como: religião, trabalho, status sociais, ou mesmo por raça, que é pior em minha opinião.
E quando somos julgados não gostamos, reagimos e achamos que ninguém tem o direito de se meter em nossas vidas. Justo!
Porém, cada dia, muitas pessoas, acredita na solidão, e o mínimo possível de convívio social, por essas e outras circunstâncias estamos tendo cada vez mais adeptos e indivíduos que acham e se veem dentro desse estilo de vida. Prova disso são pessoas que se relacionam mais virtualmente, através das inúmeras ferramentas disponíveis e acessíveis com o avanço tecnológico como a internet e suas redes sociais, telefonia e seus torpedos e entre outras formas. E cada vez menos fisicamente.
Certo ou errado isso não importa, devemos refletir e vermos se não somos nós que criamos tais situações e condições para que fiquemos isolados de nossos pares, amigos e parentes e mesmo das pessoas que acreditamos que amamos, pondo em conflito relacionamentos e liquidando a estrutura familiar como a conhecemos, em um passado não tão distante.
Não fique buscando desculpas e culpados nenhum deles é responsável, mas sim você, senhor ou senhora de seus atos. Seja por negligência, ou descaso ou mesmo pelo simples fato de não ligar, porque tudo pode estar banalizando a sua volta.
Todos os relacionamentos, generalizando mesmo, sejam eles de cunho sociais, afetivos, profissionais, familiares e mesmo amorosos, têm e deve ser levado a finos tratos, você tem que estar disposto a investir se em tal empreitada, levando em conta no mínimo cinco princípios:
1.  Dedicação;
2.  Confiança;
3.  Respeito;
4.  Liberdade;
5.  Temor a Deus.
 Costumo dizer que esses são à base de qualquer coisa que você faça na vida.
Dedique alguns minutos de seus dias, para se não disser de sua vida, a pessoa que esta ao seu lado, aos seus amigos a sua família principalmente, e as escute e olha nos seus olhos. Antes de você dizer que as amam, embora até acredite elas saibam quando proferem tal palavra.
Confie e por acreditar não faça imediatamente o pré-julgamento, mesmo se você achar no direito de receber atenção, carinhos, preocupações, bem querer isso ou aquilo de uma forma geral.
Respeite o tempo de cada individuo de reações, suas decisões e seus rompantes e suas atitudes, isso os levará a confiar em ti;
Saiba que não é por aí que funcionam as normas de um bom convívio e de harmonia. Lembre se das cinco regras de convívio e as pratique.
 liberdade às pessoas que lhes cercam não as sufoque, não fiquem cobrando isso e aquilo constantemente dê tempo ao tempo, às coisas funcionam tudo ao seu tempo, o que tiver de ser será, é como se o universo fosse arquitetado para tal evento e nada pode fazer em relação a isso é o jeito de Deus Trabalhar.
Temor o ser só o encontra em Deus, que se dá por meio de nada além menos do que da fé, e uma vez com o verdadeiro encontro com Jesus Cristo, filho do Pai, tem todos os outros argumentos antepostos e a glória do Espírito Santo que dá testificação e a direção de Deus, também o sustenta em sabedoria para viver harmonicamente um com os outros e os amando como o Jesus nos amou.
As suas peculiaridades, suas diferenças lhe faz necessárias, pois afinal ninguém é igual a você, ninguém vive em função de você e estão disponibilizadas integralmente a vós. As pessoas vivem suas próprias vidas, então antes de qualquer coisa deixam-nas em suas convicções e procurem se possível fazer parte desse estilo, mas sem hipocrisia, afinal se as amam devem aceitá-las com de fatos elas são.
Quando falamos nessa tal liberdade, automaticamente ela deve vir acompanhada de respeito e responsabilidade, pois respeitar é permitir que as pessoas tivessem e tenha as suas liberdades. Terem suas liberdades não significa que devam agir inconsequentemente, como crianças insensatas, pois deves ser responsáveis com os sentimentos de seus companheiros.  
O respeito não é tão somente, aceitar a crença, a profissão e as opiniões de seus parceiros e pessoas de seu convívio é também crer e querer que a as pessoas haja com você dos mesmos jeitos e formas que as tratam.
E quando tu vives assim, você tem que confiar nas pessoas, deve julgar menos e acreditar mais nos julgamentos delas ao seu respeito, pois se vive retamente e as aceitam como elas são. Qual é seu medo? Não temas. Nada de errado está a fazer, caso alguém acredite nisso, converse com ela, explica de forma gentil e cordial como você ver essa situação, dialogue e mesmo depois de agir assim e essas pessoas não mudam seus conceitos as ignorem, significa que as não merecem seu respeito, seu carinho e sua dedicação, mas ore por elas com temor a Deus.
Porque dedicar a uma pessoa é algo muito carinhoso, é um gesto de gratidão por ter aquela pessoa na sua vida, isso é uma forma de demonstração de amor, é demonstrar que é grata por ter aquela família, aquela carreira, aquela profissão. Mas, todavia com moderação, com o cuidado para isso não virar uma obsessão, afinal quem aguenta, que, por tanto se dedicarem, muitos se perdem e acabam por não enxergar a barreira da liberdade doutros e quando se veem estão intrometendo de forma prejudicial ao bom convívio de um relacionamento.

Agindo assim não será um ser maravilhoso e perfeito, não se iluda, mas será sim uma pessoa mais compreensível e amistosa e conseguintemente terás um estilo de vida bem mais simples e feliz. 

Nenhum comentário: